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Foto do escritorRafael Figini

Pack 3D - Como Importar os modelos no Blender

Atualizado: 17 de out. de 2023

Neste tutorial você irá aprender a exportar o seu projeto em 3D do Procreate para abrir no Blender, software de modelagem 3D grátis para computador. Tutorial indicado para quem tem experiência com modelagem 3D e quer fazer animações/render, impressões 3D, exposição do modelo 3D no metaverso, entre outros.

  1. Abra o modelo 3D que deseja exportar. Com o modelo aberto, vá até o menu superior "Ações", clique no submenu "Compartilhar" e selecione apção "OBJ":


2. Escolha a opção "Salvar em Arquivos"


3. Vá até o app "Arquivos", procure pela pasta que você acabou de exportar e abra ela.


4. Dentro da pasta procure por apenas dois arquivos: um arquivo de imagem com seu projeto em 2D e um arquivo com um icone de folha com tracinhos horizontais azul no meio dele. Este é o arquivo em 3D. Selecione os dois e coloque para compartilhar:


5. Selecione a forma que preferir para salvar os arquivos na nuvem e depois acessar com o seu computador. Após finalizar este passo e baixar os arquivos no seu computador, vá para ele e continue o tutorial por lá.


6. Baixe o software Blender no seu computador clicando aqui. É grátis.


7. Após instalar o Blender no computador, abra o software. Vá até o canto superior esquerdo e clique em "File", depois "Import", e selecione o formato "Wavefront (.OBJ)".


8. Procure pelo arquivo 3D (.obj) que você baixou para o computador anteriormente e abra ele no programa.


9. O seu modelo aparecerá na tela, mas sem nenhuma tattoo:


10. Para adicionar as tatuagens ao modelo, selecione ele clicando em cima até que apareça um contorno na cor laranja no modelo:


11. Vá até o menu "Editor type" que fica no canto superior esquerdo onde está selecionado "3D Viewport" e selecione a opção "Shader Editor" (Shift F3):


12. Na tela que surgir, digite as teclas "SHIFT + A"


13. Vá até a categoria "Texture" e selecione "Image Texture":


14. Na caixa, selecione "Open":


15. Procure e selecione o arquivo de imagem que você baixou junto com o modelo 3D. Clique em "Abrir":


16. Clique e arraste a saída "Color" que tem no bloco de imagem até conectar em "Base Color" no bloco ao lado:


17.Vá até o "Editor Typer" no ícone superior esquerdo novamente e volte para o modo "3D Viewport":


18. No canto superior direito, vá em "Viewport shading" e selecione a opção "rendered":

19. Pronto! Agora você pode editar luzes, criar animações, renders, imprimir em 3D e muito mais utilizando o Blender.


Ao importar um arquivo do Pack 3D você ganha a possibilidade de exportá-lo em diversos outros formatos. A imaginação é o limite.

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